Histórico do Ministério de São Miguel Paulista

"Somos a herança de um trabalho árduo e corajoso, fruto de sonhos de grandes servos de Deus."

Quando olhamos o passado, enxergamos o mover de Deus formando o Ministério de São Miguel Paulista, e pela Sua misericórdia escreveu nossa história usando vidas de servos fiéis.

E o primeiro homem a deixar seu nome nesta história foi o Pastor Francisco Pedro Rodrigues, primeiro Pastor Presidente. Dinâmico, muito amado pela igreja, comprometido com a obra de Deus, juntamente com o Presbítero Cassiano Ferreira (Vice-Presidente), assumiram a difícil tarefa de organizar o Ministério, como igreja independente após a separação do Ministério do Belém. Tarefa árdua que exigiu coerência e sabedoria.

Localizada na Rua Capitão Francisco Isaías de Carvalho, nossa sede teve seu primeiro culto como Ministério independente no dia 14 de Junho de 1961. Neste dia a Assembléia Geral aprovou a primeira Diretoria do Ministério, assim formada:

  • Presidente: Pastor Francisco Pedro Rodrigues;
  • Vice-Presidente: Presb. Cassiano Ferreira;
  • Primeiro Secretário: Alcides Donato;
  • Segundo Secretário: Patrocínio Eleotério;
  • Primeiro Tesoureiro: Olívio Cândido de Oliveira;
  • Segundo Tesoureiro: Manuel Barão.

E assim, com bravura e ousadia, estes nossos irmãos passaram a batalhar por esta causa.

Mas a batalha não foi fácil... Já em 1962 houve a necessidade do afastamento do Pastor Francisco Pedro Rodrigues. Para substituí-lo foi deslocado da cidade de Cruzeiro, SP, o Pastor Elias Francisco do Amaral, que em 10 de Outubro de 1962 assumiu como Pastor Presidente.

Pastor Elias Francisco do Amaral, homem íntegro, aceitou o desafio, e pode contar com o companheirismo do Presb. Cassiano Ferreira, da Diretoria e de toda Igreja. A fé marcou estes primeiros anos, pois estes servos de Deus não pouparam esforços para levar a obra adiante.

Com poucas congregações neste início, o Ministério que dava os primeiros passos, contou com a disposição de muitas famílias que prazerosamente abriam suas casas para o Evangelho. Desta voluntariedade nasceram muitas das atuais congregações.

Foram grandes trabalhos ao "ar-livre", desfiles, concentrações em praças, vigílias e outros atividades que tornaram estes anos inesquecíveis.

Pastor Cassiano permaneceu na Vice-Presidência até o ano de 1979. Foram 18 anos de dedicação, cujas marcas fazem com que ele seja lembrado até hoje com muito carinho.

Pastor Elias permaneceu na Presidência até o ano de 1984. Após 22 anos de empenho, sua idade e a fragilidade de saúde o levaram a buscar orientação do Pastor Athaíde Martins Dias, homem idôneo e grande companheiro, que solicitou uma reunião com os obreiros do Ministério. Estes entenderam o pedido do Pastor Elias, aceitaram seu afastamento, concedendo-lhe a jubilação, com toda honra e respeito que lhe eram devidos, nomeando-o como Presidente de Honra.

Este mesmo conselho de pastores passou as atribuições de Presidente ao Pastor Leônidas José do Nascimento no dia 02 de Setembro de 1984.

Em Janeiro de 1985, por eleição em Assembléia Geral, a grande maioria dos membros da Igreja confirmaram o que Deus já havia determinado: a Presidência do Ministério de São Miguel era passada em definitivo ao Pastor Leônidas José do Nascimento, juntamente com a Diretoria assim composta:

  • Presidente de Honra: Pastor Elias Francisco do Amaral;
  • Presidente: Pastor Leônidas José do Nascimento;
  • Vice-Presidente: Pastor Onofre dos Santos;
  • Suplente do Vice-Presidente: Pastor José Correia dos Santos;
  • Primeiro Secretário: José Carlos Alves Magalhães;
  • Segundo Secretário: Ivanildo Bandeira de Lima;
  • Primeiro Tesoureiro: José Joaquim de Souza;
  • Segundo Tesoureiro: Benedito de Oliveira;
  • Comissão de Contas: Pastor Manuel Martins dos Santos; Pastor Artur José do Nascimento e Pastor Gil Marques de Andrade.

Um novo capítulo começava a ser escrito... O jovem Pastor Leônidas encontrou muitos desafios nos primeiros anos de sua presidência, tais como, um Ministério a espera de expansão, abertura de congregações, reformas e organização das já existentes, e um problema que sufocava o templo Sede: a expansão constante do centro comercial do Bairro de São Miguel Paulista, aliado à falta de alternativas para ampliação do templo, que já não comportava o número de membros.

O "ato de coragem" foi a compra de um amplo terreno situado na Avenida São Miguel. Podemos usar essa expressão pois o país atravessava muitas mudanças na área econômica, incluindo confisco pelo governo do dinheiro depositado nos bancos. Mas Deus mostrou o cuidado que tem com sua Igreja... Mesmo nas maiores adversidades, Ele cuidou de todas as circunstâncias, e uma verdadeira empreitada foi vencida: em 5 meses um novo templo Sede foi construído na propriedade adquirida e em 06 de Maio de 1990 passamos a congregar neste novo templo.

Quando chegamos neste local não podíamos imaginar quantas mudanças estavam nos esperando. O nosso endereço era em uma vila muito populosa e carente do Evangelho, com muitas famílias que de imediato começaram a congregar conosco, aumentando o número de membros da Igreja.

Outra mudança ocorrida foi a visão do Ministério que foi grandemente ampliada, refletida nos grandes encontros da UJAD (União Jovem da Assembléia de Deus) e da UNIFEVENC (União Feminina Vencedoras por Cristo); musicais com o Coral Vozes de Júbilo e Departamento Infantil, bem como trabalhos expressivos com a Orquestra Harmonia Celeste; ressurgimento do grupo de adolescentes Lírios do Vale e demais departamentos da Igreja que demonstravam o amadurecimento do Ministério.

Enquanto vivíamos tempos de crescimento nos departamentos internos da Sede, nossas congregações passaram por uma reestruturação muito grande: templos foram reformados ou construídos. Podemos dizer que o Ministério passou por uma mudança completa, fruto do trabalho dedicado de nosso Pastor e sua Diretoria, que no decorrer destes anos demonstraram o compromisso e dedicação com a obra de Deus.

Nosso mais recente desafio foi a construção do novo templo Sede, na Avenida São Miguel, 9.111. Sua construção começou em 2006 e, pela grande misericórdia e amor de Deus, inaugurado em 27 de Fevereiro de 2010, em um grandioso culto com a participação de todas as Congregações. Trata-se de um belíssimo templo com três subsolos de garagem, demonstrando o cuidado de Deus com as nossas vidas, pois temos visto no decorrer deste período de construção as vitórias que todos temos alcançado. A poderosa mão de Deus agindo para que as promessas feitas aos nossos corações se tornem realidade.

Nestes quase 50 anos de existência, podemos dizer que nossa história tem sido pautada por grandes desafios e lutas, mas também por muitas vitórias que enchem nossos corações de alegria.

Olhando nosso passado, louvamos a Deus pelo que fez por nosso Ministério.

No tempo presente louvamos a Deus pois tem sido fiel conosco.

E quando olhamos o futuro não temos dúvidas que ele continuará a aperfeiçoar tudo o que começou.

Igreja Assembléia de Deus - Ministério de São Miguel Paulista. Todos os direitos reservados.